domingo, 11 de março de 2018

TEATRO NA ZONA RURAL

Nome do Projeto: TEATRO NA ZONA RURAL
Grupo do Palhaço Tenorino - GPT
Peça: A Menina e o Palhaço

Aprovado no EDITAL DE PEQUENOS APOIOS DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA – 2017 / Prefeitura de Rio Branco

Escolas contempladas:
- Escola Luiza de Lima Cadaxo (Polo Agro Florestal Hélio Pimenta) - 14/03/18
- Escola Mestre Irineu Serra (Estrada Raimundo Irineu Serra – km 07) - 15/03/18
- Escola Teresinha Miguéis (Projeto de Assentamento Figueira) - 16/03/18
Nos palcos do Acre e de outros estados brasileiros, o espetáculo teatral “A Menina e o Palhaço” encanta e emociona os mais variados públicos. Por isso, é comum afirmar que a peça é para todas as idades. A obra artística conta a história de uma menina pobre que é surpreendida com a chegada do Palhaço Tenorino, famoso por animar festas infantis.


A peça - escrita e encenada desde 2001 por Dinho Gonçalves e Marília Bomfim - provoca riso no público infantil, ao mesmo tempo em que leva o adulto a reflexões acerca de sua infância e de uma série de aspectos presentes nas sociedades contemporâneas. O encontro da menina com o palhaço é também o encontro da alegria com a tristeza; da vida com a morte; do adulto com a criança; do rico com o pobre e de outros contrastes da vida, abordados na história.


Marcas fundamentais deste espetáculo são a ênfase e a valorização dos modos de vida típicos dos acrianos, especialmente quando se retratam formas de falar, de se relacionar e de brincar, facilmente encontradas no dia-a-dia da população de nosso Estado.
O sucesso dessa peça é tão surpreendente que sua história ultrapassou o palco e ganhou vida com uma exposição de artes visuais do artista plástico Darci seles, e a publicação do texto em um livro.


“Mesmo com os 17 anos de existência e circulação deste espetáculo, sabemos que ele ainda não alcançou a totalidade do público acreano, principalmente quando tratamos dos residentes na Zona Rural de Rio Branco e nos municípios do interior do Estado. Este público é muito carente em vários aspectos, inclusive no que se refere ao acesso aos produtos artísticos culturais” – Afirmou Dinho Gonçalves, diretor do GPT. 



Com o edital de Pequenos Apoios da FGB, o grupo visualiza a oportunidade de apresentar “A Menina e o Palhaço” na zona rural de Rio Branco, local de difícil acesso, que não dispõe de equipamentos culturais para seus residentes e que recebe poucas atividades culturais.
O GPT entende que a democratização do fazer artístico em um estado com as características como as do Acre não é uma tarefa fácil. São necessárias ações integradas e permanentes em diversas áreas para garantir que o ribeirinho, o agricultor, o extrativista, entre outros segmentos, possam usufruir dos produtos culturais disponíveis em nosso estado. O projeto “Teatro na Zona Rural” pretende dar sua contribuição para esse processo, atendendo a crianças e adultos que em sua maioria não tem acesso à arte teatral.

Assessoria de Comunicação – Teatro GPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário