domingo, 6 de outubro de 2013

GPT ensaia novo espetáculo que estreia em setembro

Sáb, 13 de Julho de 2013

GPT ensaia novo espetáculo que estreia em setembro

 

O ator, diretor, bailarino popular, quadrilheiro, graduado em Educação Física com pós-graduação em Teatro, José Maciel, afasta títulos e experiências quando se envolve em um novo projeto. Recomeços e desafios fazem parte do cotidiano do paraibano de Alagoa Grande, convidado pelo Grupo do Palhaço Tenorino para dirigir o espetáculo A feira, da dramaturga potiguar Lourdes Ramalho, com estreia prevista para setembro em Rio Branco.
José Maciel dirige espetáculo A feira do Grupo do Palhaço Tenorino - Foto: DivulgaçãoJosé Maciel dirige espetáculo A feira do Grupo do Palhaço Tenorino - Foto: Divulgação
Os grupos de teatro GPT e Cia. Oxente se encontraram no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (PR) em 2012. No palco encenaram os trabalhos Quem é o rei? e Anáguas (texto também de Lourdes Ramalho), respectivamente. Surgiu ali a ideia do intercâmbio proporcionado pela seleção do GPT no Edital Cultura e Comunidade da Fundação Elias Mansour.
Maciel virá ao Acre em duas etapas prestar consultoria e assessoria de dramaturgia ao GPT, que se reinventa inserindo novos elementos cênicos, novos atores à formação tradicional e uma direção também inédita à produção que está sendo preparada em tempo recorde para os padrões do grupo. Em quatro meses tudo deverá estar pronto. Os trabalhos têm uma rotina diária de cinco a oito horas. A segunda visita de José Maciel será em setembro, data próxima da estreia.
"A proposta é de intercâmbio mesmo. Vim aqui fazer trabalhos com artistas. Não quero confrontar a cultura e o conhecimento que esses atores têm com o que eu trouxe. A intenção é desenvolver uma dramaturgia universalizada", diz o diretor. O figurino da peça é de Tainá Macedo, da Cia. Oxente. Hoje, o grupo faz ensaio aberto no Teatrão a partir das 18 horas com entrada gratuita. A feira tem como apoiadores Liras Lanches, Costelão do Julião e Big Lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário