quinta-feira, 20 de abril de 2017

Grupo do Palhaço Tenorino leva espetáculos para o interior do Estado

http://pagina20.net/v2/grupo-do-palhaco-tenorino-leva-espetaculos-para-o-interior-do-estado/

Por Dell Pinheiro – dell.81@hotmail.com – A difusão da arte em diferentes locais e espaço. Foi com essa proposta que o Grupo do Palhaço Tenorino (GPT) embarcou neste fim de semana para os municípios de Feijó, Tarauacá e Jordão para a apresentação de duas peças teatrais, “A Menina e o Palhaço” e o “Livro da Alegria”. Os espetáculos serão realizados por meio do projeto Jamaxi Cultural, em parceira com o governo federal e a Fundação Elias Mansour (FEM).
O ator Dinho Gonçalves, diretor e coordenador do GPT, falou sobre as apresentações. “A trupe se apresentará primeiramente em Feijó neste domingo, às 17h, na Praça dos Três Poderes com a peça o Livro da Alegria. Já o espetáculo A Menina e o Palhaço será apresentado ao público no dia 10 em Tarauacá, às 15h30, no Instituto São José, e no dia 12 em Jordão, às 9h30, em uma escola pública”.
Gonçalves comentou que o artista quer apresentar o trabalho dele. “O que produzimos deve ser mostrado e visto – uma troca entre o artista e a plateia. É muito bom fazer teatro na cidade, mas é melhor fazer no interior do Estado, talvez por ser mais intenso, talvez pelo impacto que isso tudo pode gerar entre as pessoas. Para mim, enquanto artista é algo maior, isso não desmerecendo o público da capital”.
Ele também salientou sobre a felicidade de se apresentar para um público que nunca assistiu a um espetáculo teatral. “Mais do que melhor, é fazer para um público que o GPT nunca se apresentou, que é o caso de Jordão. É a primeira vez que estaremos naquela cidade, isso com 26 anos de existência da trupe. Daremos o máximo para surpreender os que moram tão distantes da capital e que dificilmente terão acesso à cultura. Avalio de forma positiva essa interiorização da arte, pois é mais que necessário, é urgente e importante para toda sociedade” finalizou.

O Livro da Alegria

A peça encanta crianças e adultos ao apresentar a magia do circo sem o uso da palavra, é dirigida pela atriz e arte-educadora Marilia Bomfim, com produção de Dinho Gonçalves. Malabarista, mágico, domadora de leão, bailarina e palhaço! Esses artistas circenses decidem registrar seus ofícios em um livro e, quando uma criança o encontra, você nem imagina o que pode acontecer.

A Menina e o Palhaço

Encenada desde 2001, a peça “A Menina e o Palhaço”, é centrada nas contradições da vida: criança e adulto, mentira e verdade, perda e ganho e, principalmente, vida e morte. O espetáculo traz a delicada e divertida relação entre uma menina tristonha e um palhaço cheio de conflitos e como eles descobrem, na recém-descoberta amizade a força para seguir em frente. O espetáculo é um diálogo apenas feito com o casal, que inclusive já inspirou uma exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário